terça-feira, 1 de abril de 2008

Conheça os 10 erros imperdoáveis cometidos por um Agente de vendas.

Supervisores Regionais dizem o que pode colocar tudo a perder.

Depende de como você está preparado para lidar com o novo ambiente de trabalho e os colegas com quem irá dividir espaço. É normal estar inseguro sobre como se portar. Afinal, é tudo novo para você. Não deixe, porém, que a imaturidade tome espaço no seu dia-a-dia e comprometa seu desempenho profissional:

 

Acomodar-se

"O AGENTE precisa entender que os primeiros 60 dias serve para ele aprender e o fato de estar nesta posição significa que ele deve demonstrar interesse pelo trabalho. Tem muito AGENTE que entra na empresa e pensa: "legal, agora que eu estou dentro e já fiz vendas vou relaxar." Por causa disso, assume uma postura mais passiva do que deveria. O agente não pode ser acomodado a ponto de achar que a empresa vai adivinhar as necessidades e as dificuldades dele. Se tem dúvida, pergunte, se não entendeu, esclareça. Uma postura passiva pode ser encarada como má-vontade e falta de iniciativa. Para quem pretende evoluir ou mesmo disputar uma efetivação, estará longe de alcançar seus objetivos."

Entrar de "salto alto"

"O primeiro ponto para quem ingressa no mercado de trabalho é entender que está na condição de aprendiz. Portanto, não cabe agir como se já fosse empregado há muito tempo e questionar paradigmas ou tratar as diretrizes da empresa como se estivessem obsoletas. O AGENTE deve ouvir mais do que falar. Com o tempo e com mais experiência profissional é que irá adquirir a maturidade necessária para opinar e contestar determinados pontos de vista. Tem muito rebelde sem causa que traz isso para o ambiente de trabalho. O agente que reclama de todas as tarefas, não se enturma e ainda por cima é resistente às políticas da empresa tem menos chance de ser bem-sucedido em relação ao candidato que é humilde, gentil e cortês".

Abusar de linguagem vulgar

"Em casa ou com os amigos até cabe o uso de gírias ou expressões menos elaboradas, comuns ao dialeto da juventude. No ambiente de trabalho a coisa já muda de figura. A comunicação deve ser uma preocupação constante do AGENTE. É pela maneira com a qual ele se comunica que suas mensagens serão recebidas e decodificadas pelo outro. Por isso, é fundamental evitar gírias e palavras que denotem baixo nível intelectual. Além do AGENTE ser 'percebido' de uma maneira imatura por causa da maneira como fala, uma linguagem vulgar deve ser evitada, sobretudo, porque é nesta fase que ele deve se preocupar em evoluir. O agente tem de ler muito para ampliar seu vocabulário e ter uma pronúncia melhor. Uma comunicação eficaz poderá demonstrar seu talento, potencial e suas habilidades."

Prender-se no período de adaptação oferecido pela  CCI-Company

"Tem muito AGENTE que se preocupa mais com o quanto ganha do que com aquilo que realmente a empresa espera dele. Sabemos  que a condição do trabalhador brasileiro não é fácil e muitos dependem do dinheiro para pagar os estudos ou mesmo as despesas domésticas. O período de adaptação, porém, é a fase em que ele está livre para errar, fazer testes, se desiludir. É nessa hora que ele deve priorizar seu aprendizado. A comodidade do salario base fixo , neste caso, pode ser até um revés. Se um AGENTE tem um bom salário para a condição de AGENTE, mas desenvolve atividades pouco desafiadoras e, por vezes, até desestimulantes, ele compromete seu futuro. O AGENTE precisa evoluir. Ficar preso ao periodo de adaptação por causa do salário o transforma em um trabalhador braçal e não em um AGENTE que tem um futuro pela frente. O mercado de trabalho, por sua vez, é muito cruel nesse sentido. Se durante o periodo de adaptação o AGENTE se prendeu a questão somente do pagamento, não procurou evoluir ou se aprimorar certamente sofrerá conseqüências no futuro".

Adotar postura inflexível

"Uma competência fundamental que o AGENTE deve ter é flexibilidade para mudanças. Atualmente, as empresas são muito dinâmicas, logo, as prioridades de trabalho mudam rápido demais e o AGENTE pode não acompanhar ou até mesmo não entender. É interessante que ele tenha essa competência, pois assim, evita-se que ele fique frustrado em algumas situações ou tenha a impressão de que nunca consegue terminar suas atividades ou projetos. Uma sugestão para o AGENTE é conversar sempre com seu tutor/gestor/supervisor/group leader e procurar entender o que acontece no momento e quais são as prioridades de trabalho."

Ser individualista

"Procure desenvolver suas atividades de bem com a vida e com seus colegas dentro da empresa. Isso significa que você deve ser pró-ativo, deve estar sintonizado com o mercado, precisa ser curioso e sempre trazer outras idéias para o grupo. Entenda que no ambiente de trabalho todas as funções são importantes, portanto, valorize as suas atividades e a de seus colegas. Procure agregar e, se possível, tenha envolvimento com projetos de outras áreas. Lembre-se: sozinho ninguém muda nada."

Deixar o trabalho para depois

"O atendimento ao cliente é o momento em que o AGENTE deve trabalhar em tempo real, quer dizer, não deixar para depois o que ele pode fazer hoje. Em geral, somos avaliados sobre aquilo que produzimos. Se produzirmos rápido (e com qualidade) isso pode ser um ponto a favor em relação aos demais agentes na hora da empresa optar entre um e outro para fazer parte de um novo projeto ou campanha ou até mesmo na hora de decidir quem será efetivado."

Ter vergonha de perguntar

"Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe. É muito importante exercitar a curiosidade mesmo que se trate de assuntos que não estejam diretamente ligados à sua área de atuação. Lembre-se que o período de adaptação (2 primeiros meses) são uma oportunidade não só de demonstrar as suas competências, mas também de adquirir novos conhecimentos. Aliás, a curiosidade (ou a sede de aprender) é um diferencial que não deve ser perdido nunca, pois constitui uma das características fundamentais do profissional de sucesso. Só tenha o cuidado de escolher a hora certa para fazer suas perguntas, para não atrapalhar as atividades de quem vai responder."

Perder tempo na internet (orkut, e-mail, MSN)

"Administre bem o seu tempo. Chegar antes e sair depois de todos não é sinônimo de dedicação e competência. Cuidado com o tempo perdido com e-mails e com a navegação na Internet. O AGENTE deve se perguntar ao final de cada dia: "Eu dei lucro ao meu empregador hoje? Se a resposta for afirmativa, você está no caminho certo."

Fugir das responsabilidades

"Ao conversar com gestores de grandes empresas muitos deles reclamam da postura profissional de AGENTES DE VENDAS e outros funcionários.  No dia-a-dia no trabaqlho, ele se comporta como se não precisasse se esforçar, imagina que a boa fama de sua universidade de origem ou escola técnica sejam suficientes. O AGENTE, porém, deve ter claro que esta é a fase em que ele abrirá portas para o mercado. É preciso estar atento, aproveitar oportunidades e decidir com maturidade o que é mais importante em cada momento. O AGENTE não pode ser inconseqüente a ponto de executar mal uma tarefa, priorizar compromissos secundários ou simplesmente culpar outros pelos seus erros. Quem tem esse tipo de comportamento não se sustenta por muito tempo."

 

 





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